IPS e IDS – O que é e para que serve?

Um IDS e IPS, acrônimos para Intrusion Detection System ou Sistema de Detecção de Intrusão e Intrusion Prevention System ou Sistema de Prevenção de Intrusão respectivamente, são sistemas que tem por função detectar e prevenir os acessos não autorizados às redes ou hosts de uma ou mais redes, sendo portanto grandes aliados dos(as) administradores(as) de redes na manutenção da segurança dos ambientes por eles(as) controlados.

Por exemplo, um conjunto IDS/IPS instalado em um computador ou servidor é considerado do tipo HIDS/HIPS, ou seja, Host Intrusion Detection System/Host Intrusion Prevention System, que significam Sistema de Detecção de Intrusão baseado em Host/Sistema de Prevenção de Intrusão baseado em Host, assim chamados por atuarem na detecção e prevenção de intrusões com base no comportamento e no histórico do tráfego de dados do computador no qual está instalado. Neste tipo de instalação, podemos encontrar uma sub-categoria conhecida por Honeypot, que é aquela em que o computador no qual este sistema está instalado tem a finalidade de permitir o acesso do(o) invasor(a) a um ambiente controlado, para que assim o(a) administrador(a) da rede possa estudar a forma como o atacante agiu, além de observar seu comportamento e intenções após a suposta obtenção deste acesso à rede.

Já um conjunto IDS/IPS instalado em uma switch, ou roteador por exemplo, é considerado do tipo NIDS/NIPS, ou seja Network Intrusion Detection System/Network Intrusion Prevention System, que querem dizer Sistema de Detecção de Intrusão baseado em Rede/ Sistema de Prevenção de Intrusão baseado em Rede, sendo assim chamados por ter foco no monitoramento e atuação na rede em que estão acoplados, baseando-se no histórico de comportamento e tráfego de dados desta. Esses tipos podem ser combinados em soluções mistas, mesclando o monitoramento de rede(s) com hosts e servidores.

Vantagens de ter o serviço IPS/IDS integrado no seu firewall SonicWall:

– SonicWall possui um mecanismo de inspeção de pacotes profundos configurável e de alto desempenho que usa algoritmos de busca paralelos através da camada de aplicação para oferecer maiores capacidades de prevenção de ataque em relação aos fornecidos pelos firewalls de inspeção de pacotes tradicionais.

– A Prevenção de Intrusão Inter-Zona permite que os administradores apliquem a prevenção de intrusões não apenas entre cada zona de rede e a Internet, mas também entre zonas de rede internas.

– Extensa lista de assinaturas : o Serviço de Prevenção de Intrusão da SonicWall utiliza uma extensa base de dados de mais de 1.700 assinaturas de ataques e vulnerabilidades escritas para detectar e prevenir intrusões, worms, explorações de aplicativos e o uso de aplicativos peer-to-peer e de mensagens instantâneas.

– Banco de dados com atualizações automatizadas de assinaturas entregues através da arquitetura de execução distribuída da SonicWall, fornecendo proteção contra ameaças emergentes e reduzindo o custo total de propriedade.

– Solução escalável  que  garantem redes pequenas, médias e grandes com proteção total contra exploração de aplicativos, worms e tráfego malicioso.

– Serviço de Prevenção de Intrusão da SonicWall, permite aos administradores de rede criar políticas globais entre zonas de segurança e ataques de grupo por prioridade, simplificando a implantação e o gerenciamento em uma rede distribuída.